Celeiros

Drummond: Comemorando 110 anos do seu nascimento

Consta que Carlos Drummond de Andrade comentou com amigos, na Editora José Olympio, a origem de um poema seu publicado no JB de 25.05.82. Estava ele na varanda de sua casa, quando viu pela primeira vez uma velha chave pendurada na parede, que lhe despertou muita curiosidade. Indagou à esposa a razão de como viera parar ali. Essa chave acabou instigando-o a escrever o lindo poema "A chave" que, por sua vez, provocou a homenagem de uma leitora-poeta, Helena Ferreira, ao compor outro,"Mais uma chave", que com ele dialogou...

O Plano da Comissão de Melhoramentos (1874-75)

Por aviso do Ministério do Império de 17 de maio de 1874, foi nomeada uma equipe de engenheiros, formada por conceituado s e experientes profissionais, como Francisco Pereira Passos (que depois chegou a prefeito da cidade do Rio de Janeiro), Jerônimo Rodrigues de Moraes Jardim e Marcelino Ramos da Silva, com a finalidade de conceberem um plano de reurbanização e de infraestrutura para a cidade do Rio de Janeiro.

Ao meu mestre nada imaginário, Waldomiro Autran Dourado, grande aranha tecedeira

O premiado escritor mineiro Autran Dourado, como todos sabemos, nasceu em Patos de Minas em 18 de janeiro de 1926, tendo passado sua infância nas cidades de Monte Santo e São Sebastião do Paraíso. Formou-se em direito, em Belo Horizonte, e em 1954 veio para o Rio, de onde não mais saiu. Foi secretário de imprensa de Juscelino, entre 1955 e 1960, período em que teve uma grande crise existencial, física e intelectual, porque o que gostava mesmo era de escrever.

Oscar Niemeyer, criador do Museu de Arte Contemporânea e de significativo legado ao país e ao mundo, saiu da vida, aos 104 anos, para entrar na História. Dizem que daqui a mil anos ele será dos poucos humanos a serem lembrados por sua obra.

Nossa singela lembrança a quem ajudou a projetar o Brasil no espaço e no tempo!

Mensagem de Natal

Caros amigos, Passeávamos pelo Jardin de Luxembourg, Paris, quando uma família de patinhos nos chamou a atenção.

Despretensiosamente, filmei-a, vindo em nossa direção. Isto nos deu a oportunidade única de presenciar algo que nos comoveu e fez pensar: não desanimar frente aos obstáculos, buscando ultrapassá-los, a despeito de sua magnitude. E saber que, muitas vezes, uma solução inesperada surgirá para o problema.